Adotar uma Praça Pública virou tradição na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Por meio do Decreto n° 13.142 de abril de 2013, da Prefeitura Municipal, entidades da sociedade civil, pessoas físicas, associações de moradores, empresas e órgãos públicos ou privados podem adotar praças, parques, jardins e canteiros centrais da cidade.
Das 475 praças da cidade, 160 já foram adotadas por empresas, órgãos públicos e Organizações Não Governamentais (ONGs) e até por particulares. Essa prática se espalhou por todos os bairros da capital do Ceará e faz parte do Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes.
Com essa iniciativa, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PROS), visa contribuir com exemplos de cidadania e responsabilidade social, pois permite que a sociedade passe a zelar por áreas verdes do município.
Ao ser responsável por uma praça, a empresas ONGs devem cuidar do jardim, dos canteiros e zelar pela manutenção do local.
A iniciativa do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PROS), foi espelhada em outras capitais do Brasil, que tem como objetivo preservar o meio ambiente.
Para agradecer, a Prefeitura Municipal de Fortaleza entregou na última semana, 30 certificados de Reconhecimento e Agradecimento aos participantes do Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes. Foram entregues 30 certificados aos responsáveis pela manutenção, preservação e melhorias do espaço público.
Uma ideia que pode se espalhar pelo país e tornar as capitais mais civilizadas e humanizadas. Onde o poder público e os cidadãos trabalham juntas para a melhoria da sociedade.



