O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Dias Vieira (PROS-MA), em entrevista à rádio CBN nesta quarta-feira (19), garantiu recursos do Fundo de financiamento estudantil (Fies) para o ano de 2017. Na ocasião, milhares de estudantes serão beneficiados com a possibilidade de efetivar novas matrículas.
Gastão disse ainda que houve um problema operacional relacionado com a falta de crédito orçamentário, mas foi solucionado pela aprovação de um projeto de lei no Congresso. Ele ressaltou também que não havia crédito orçamentário devido as bolsas oferecidas este ano, cerca de 76 mil, que não estavam nos planos.
Durante a entrevista, o presidente destacou que hoje mais de 1,5 milhão de estudantes têm contratos dos Fies em andamento. Vieira confirmou que o órgão tem dinheiro para atender mais de um milhão de alunos que já tinham bolsas e outros 75 mil que estão entrando agora no programa. “Nós estamos prontos para colocar o Fies de novo em seu andamento normal”, destacou.
O Congresso Nacional aprovou o PLN 8/2016, que autoriza crédito de R$ 400,9 milhões para o Ministério da Educação, para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e de R$ 702,5 milhões para a administração financeira do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), nesta terça-feira (18).
Com informações da rádio CBN.

