O presidente do PROS nacional, Eurípedes Júnior, esteve reunido essa semana com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, com o governador do Piauí, José Filho (PMDB), além do deputado federal, Marcelo Castro (PMDB) e do secretário do PROS-PI, Jorge Lopes.
A reunião teve o objetivo de solicitar ao Ministério da Integração Nacional a liberação de recursos para combater a seca no Piauí e construir adutoras no estado. Esses recursos irão beneficiar 94 municípios e cerca de 110 mil pessoas que sofrem com a estiagem na região.
O ministro Francisco Teixeira se mostrou solícito ao pleito e afirmou que os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deverão solucionar os problemas da seca no estado.
O governador José Filho destacou a importância dos recursos para construção de adutoras e perfurações de poços. “São cerca de R$ 18 milhões para atuação de carros-pipa no estado através da Defesa Civil e ainda R$ 1,8 milhão restante para equipar os poços e ainda para construção de adutoras em quatro municípios, que já estão em andamento, faltando apenas a definição dos projetos”, disse José Filho.
Eurípedes Júnior falou da necessidade de combater a seca no Nordeste. “Os recursos que serão liberados pelo Ministério da Integração ajudarão a melhorar a vida da população do estado. O nosso intuito é colaborar com a liberação de recursos para amparar todos os estados do Nordeste que sofrem com a estiagem”, enfatizou o presidente do PROS nacional.



