A presidente Dilma Rousseff se reuniu na noite desta segunda-feira (06), no Palácio da Alvorada, com os presidentes de seis partidos aliados, grupo que forma o chamado conselho político do governo, segundo informou a Secretaria de Imprensa da Presidência. O encontro começou por volta das 19h e, às 21h, os primeiros carros começavam a deixar o local.
Também participaram da reunião, os líderes dos partidos da base na Câmara e no Senado, além do vice-presidente Michel Temer e do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
De acordo com a Secretaria de Imprensa, participaram do encontro os seguintes presidentes de partido: Rui Falcão (PT), Luciana Santos (PCdoB), Ciro Nogueira Lima Filho (PP), Alfredo Nascimento (PR), Guilherme Campos (PSD), Euripedes de Macedo Júnior (PROS).
Após o encontro, o presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que a reunião do conselho político nesta segunda serviu para que ministros apresentassem aos partidos as explicações que o governo dará junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) em função das chamadas “pedaladas fiscais”. Além disso, segundo ele, outros ministros explicaram a medida provisória que cria o Programa de Proteção ao Emprego, lançado mais cedo no Palácio do Planalto.
Conselho político
A reunião foi convocada pela presidente no início da tarde desta segunda e não constava da agenda oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação Social. O grupo não é o mesmo que se reuniu no começo da manhã, a chamada “coordenação política”, que é formada por Dilma, o vice-presidente Michel Temer e ministros e se reúne às segundas-feiras pela manhã.
O último encontro do conselho político do governo, criado durante a campanha eleitoral do ano passado, ocorreu em abril deste ano, em meio à votação das medidas provisórias do ajuste fiscal no Congresso Nacional. Na ocasião, Dilma pediu apoio das legendas para garantir a aprovação dos projetos, entre eles a Medida Provisória 665, que alterou o acesso da população ao seguro-desemprego.


