Presidida por Telmário, subcomissão da CRE vai levar demandas de Roraima ao Presidente da República

Por sugestão do senador Telmário Mota (PROS-RR), a Subcomissão Temporária da Comissão de Relação Exteriores e Defesa Nacional(CRE) que discute a relação entre Brasil e a Venezuela, realizou nesta segunda-feira,06, uma audiência pública que discutiu os reflexos da crise do país vizinho no Brasil, principalmente, no Estado de Roraima.

Na ocasião, o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, afirmou que a situação do município é “muito séria”, já que o município está localizado ao norte de Roraima, na fronteira com a Venezuela. Segundo o gestor, a cidade tem enfrentado vários problemas em relação à segurança pública e à saúde, uma vez que há cerca de 400 a 500 venezuelanos vivendo em situação de rua na cidade e alguns já invadiram áreas de preservação ambiental. “Nossa cidade tem um arsenal de armas, muitas drogas e uma fronteira desguarnecida. Os índices de criminalidade são alarmantes”, declarou o prefeito.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jefferson Alves, cobrou uma maior ajuda do governo federal para que o Estado saia desta situação. O parlamentar lembrou que embora o governo brasileiro tenha enviado ajuda para venezuelanos no território do país vizinho, há muitos venezuelanos em Roraima que precisam de ajuda. “A violência é outro dado preocupante; já tivemos muitos casos de homicídios. Roraima está praticamente só nesta luta. Estamos pedindo socorro em nome do povo do Estado. Não podemos ver a violência tomando conta, a educação e a saúde nessa condição. Hoje, infelizmente, nosso Estado vive no fundo do poço”, lamentou o deputado.

Avaliando positivamente a audiência, o senador Telmário Mota também alertou sobre a situação enfrentada por Roraima em virtude desta crise. “Foi muito positiva a audiência, ouvimos os convidados, que conhecem de perto a realidade caótica que vive Roraima, e principalmente o município de Pacaraima, que é divisa com a Venezuela, além dos senadores presentes. A fronteira fechada só faz aumentar a migração, e de maneira ilegal, sem controle sanitário, nem de segurança, aumentando de forma desenfreada a demanda de serviços públicos, que não temos mais como sustentar. O resultado é um estado isolado, sem energia, sem educação, sem saúde, sem infraestrutura e sem oferta de emprego e renda”, destacou o senador.

Em comum acordo com o presidente da CRE, Nelsinho Trad (PSD-MS), os senadores presentes e os convidados, vão requerer diretamente ao Presidente da República, uma nova MP, para garantir recursos ao estado e aos municípios roraimenses.

Requerimentos

Depois da audiência pública, a subcomissão votou dois requerimentos, ambos do senador Telmário Mota. Um deles pede a inclusão de dois convidados para uma audiência pública. O outro pede informações ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sobre a crise diplomática com a Venezuela.

Telmário quer saber, por exemplo, quais os motivos que levaram o Brasil a reconhecer a legitimidade de Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, “quebrando a tradição diplomática brasileira de não intervenção”.

A subcomissão foi criada no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), para acompanhar a crise econômica, política e social na Venezuela. O senador Marcio Bittar (MDB-AC) é o relator do colegiado, que tem seis membros titulares e outros seis suplentes.

 

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP