A Câmara analisa o Projeto de Lei 2773/19 de autoria do deputado federal Acácio Favacho (PROS-AP) que torna crime o transporte ilegal de passageiros, com detenção de seis meses a três anos e multa. “Em uma disputa predatória com o sistema de transporte público legalizado, estes transportadores colocam em risco de vida os usuários transportados”, diz o autor.
Além da configuração do crime no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o projeto determina que a infração para esse tipo de transporte será gravíssima, com multa de cinco vezes e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além da remoção do veículo e recolhimento da carteira do motorista infrator.
Atualmente, tanto o transporte ilegal de pessoas quanto de bens é punido administrativamente com uma multa média e retenção do veículo.
No caso do transporte ilegal de bens, o projeto determina penalidade com multa grave, com apreensão do veículo.
“Em inúmeros casos, o transporte ilegal está diretamente associado ao tráfico de drogas, delineando ações de comercialização de entorpecentes, sequestros, assaltos, entre outros”, comenta Acácio Favacho.
Tramitação
O projeto de Acácio Favacho tramita apensado ao PL 8566/17, de origem do Senado, e está pronto para ser votado no Plenário. Os deputados ainda podem alterar o texto durante a votação. (Fonte: Redação PROS na Câmara)

