Ao notar as altas taxas de juros cobradas pelos estabelecimentos comerciais nos pagamentos parcelados dos clientes, o vereador de Campinas Cidão Santos (PROS-SP) elaborou um projeto de lei ordinário visando alertar aos consumidores desta prática que chega ser, em alguns casos, abusiva.
“Meu projeto de lei prevê que os estabelecimentos comerciais de nossa cidade informem ao cliente, por meio de um cartaz ou placa afixada na loja, o percentual da taxa de juros cobrados mensalmente nas compras parceladas”, explicou Cidão Santos. O vereador afirmou ainda que recebeu reclamações e constatou pessoalmente cobranças de juros entre 2% a 7% ao mês.
Esse trabalho do Cidão Santos, na defesa do consumidor, soma-se a outros já realizados por ele, tanto no dia a dia como parlamentar em seu gabinete quanto à frente da presidência da Comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara Municipal de Campinas. “Ao realizar compra parcelada, em crediário, sugiro que a pessoa faça uma pesquisa de preços junto ao comércio para saber qual a loja cobra a menor taxa mensal”, declarou.
Cidão Santos também enfatiza a importância da lei em sintonia com a principal bandeira do partido. “Não é justo termos que pagar altas taxas de juros nas compras parceladas já que pagamos impostos embutidos nas mercadorias”, finalizou Cidão.


