Projeto disciplina a validade de documentos médicos que atestam deficiência

“Não há lógica em pedir para a pessoa com deficiência irreversível e visível ter que procurar um serviço médico para conseguir um laudo ou relatório confirmando sua deficiência”, afirma o autor da proposta, deputado federal Eros Biondini.

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2133/21, de autoria do deputado federal Eros Biondini (PROS-MG), que disciplina a validade de documentos médicos relacionados à pessoa com deficiência. Segundo a proposta, os documentos médicos que reconhecem a deficiência de uma pessoa terão validade indeterminada, salvo menção expressa da data de validade no documento.

“Entendemos que não há lógica em pedir para a pessoa com deficiência irreversível, tal como uma amputação completa de membro superior, ter que procurar um serviço médico para conseguir um laudo ou relatório médico confirmando sua deficiência, quando qualquer pessoa poderia notar constatar a ausência de seu membro”, afirma o deputado.

De acordo com o projeto, nos casos de deficiência transitória, há a possibilidade de o profissional de saúde consignar no documento uma data de validade, que na maioria das vezes coincidirá com a data de retorno do paciente para reavaliação.

Biondini acredita que o projeto vai diminuir a burocracia na comprovação das pessoas com deficiência e ressalta, ainda, que é muito difícil conseguir uma consulta médica para renovar um atestado ou laudo médico, mesmo na atenção primária.

“Sabemos também que há situações em que o impedimento é transitório, como por exemplo, no caso de uma fratura complexa de membro inferior, em que há chances de a pessoa voltar a andar normalmente com o tratamento cirúrgico ortopédico adequado. Nesses casos, o médico poderá decidir se ele permanece em acompanhamento, se o paciente receberá alta do tratamento, e se haverá sequelas ou não”, explica o deputado.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP