Em reunião da Comissão Especial da Reforma Política encerrada agora há pouco, o deputado Valtenir Pereira (PROS/MT) defendeu a separação das eleições para o Executivo e para o Legislativo e recebeu apoio da deputada Renata Abreu (PTN/SP). “Gostei muito da ideia de separarmos as eleições. Atualmente a população mostra total desconhecimento da responsabilidade de cada cargo”, afirmou a deputada.
Na proposta apresentada por Valtenir, esses pleitos ocorreriam alternadamente a cada dois anos, com eleições para vereadores, deputados e senadores no primeiro e para prefeito, governador e presidente no segundo pleito. “Já em relação à periodicidade das eleições, acredito que devam ser feitas em um único ano, ainda que em datas diferentes”, explicou Renata Abreu.
Durante a manhã, a comissão especial analisou propostas de fim da reeleição para cargos do Poder Executivo, o estabelecimento de mandato de cinco anos para todos os cargos e a coincidência de mandatos em todos os níveis (municipal, estadual e federal).
O deputado Marcelo Castro (PMDB/PI), relator na comissão especial, defendeu os três tópicos, sugerindo a coincidência de mandatos já a partir de 2016. A maior parte dos parlamentares manifestou apoio ao fim da reeleição e ao mandato de cinco anos.
Houve divergência em relação ao melhor momento para promover a coincidência de mandatos, especialmente por conta dos impactos nos municípios. A maior parte dos parlamentares concordou com a necessidade de promover as reformas o mais rápido possível, concordando com a proposta do relator.


