PROS defende a implementação de programas para combater o uso de drogas no Brasil

Drogas

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. No Brasil, essa data é referente ao Dia Nacional de Combate às Drogas.

Combater o uso de drogas no país é uma das principais bandeiras do PROS. O presidente nacional do partido, Euripedes Junior, entregou à presidente Dilma Rousseff quatro eixos temáticos para compor o seu plano de governo, e entre os eixos está uma proposta para combater as drogas, e com isso, diminuir a população carcerária do Brasil.

O custo de um preso no Brasil é muito elevado (R$ 3.500,00) e a criação de políticas públicas para combater o uso de entorpecentes irá diminuir, consequentemente, o número da população carcerária no Brasil, uma vez que 80% dos que hoje estão na cadeia estão envolvidos com drogas.

O líder do PROS na Câmara dos Deputados, Givaldo Carimbão (AL), percorreu todo o Brasil com palestras para mostrar que existe uma solução para diminuir o uso de drogas no país. Givaldo Carimbão afirma que as drogas estão mais presentes dentro dos presídios do que fora deles.

O deputado Givaldo Carimbão passou um mês dentro de uma cadeia pública para vivenciar o cotidiano de um preso no país. “Eu tive oportunidade de visitar 20 países estudando a política sobre drogas. E também visitei os 26 estados e o Distrito Federal do Brasil. Então, pedi ao Poder Judiciário a permissão para conviver na cadeia pública, para saber se valia a pena esse gasto com um preso. Para saber se de fato o sistema carcerário brasileiro recupera um ser humano que hoje está num presídio. E cheguei a triste conclusão que o modelo em vigor no Brasil não recupera ninguém e tem um alto custo para a sociedade”, enfatizou Carimbão.

Carimbão defende a implementação de um programa para criar casas de recuperação para os dependentes químicos, pois valor para manter um abrigo de recuperação para usuários de drogas é menor do que manter um preso no Brasil.

A dependência química é considerada uma doença crônica e reincidente, por isso, especialistas recomendam a ajuda de um profissional.

26.06.2014

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP