Oito meses depois de assumir a presidência do PROS no Maranhão, o ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira, comemora os avanços do partido no estado. Até maio de 2015 o Partido Republicano da Ordem Social tinha apenas 700 filiados em 63, dos 217 municípios maranhenses. Hoje, o PROS-MA conta com 182 Diretórios Municipais e 3.475 filiados (um crescimento de 496% no número de filiações).
“No meio político, os partidos pequenos, mais recentes, são sempre vistos como agremiações políticas, para fazer alianças e ceder tempo de TV. O nosso maior desafio é mudar essa dinâmica e transformar o PROS num grande partido. Em termos de diretórios municipais e número de filiados já estamos na média de muitos partidos considerados grandes”, disse Gastão Vieira.
Para o presidente do PROS-MA, o avanço do partido no estado também se deve ao trabalho desenvolvido por ele ao longo dos quase 30 anos de vida pública. “Eu considero que esse avanço vem, em parte, graças à credibilidade política que eu transmito. As pessoas sabem que podem confiar no meu trabalho e que estamos organizando um partido para o futuro. É um partido como eu sempre imaginei que deveria ser um partido: com credibilidade e apoio incondicional aos seus filiados”, declarou.
Entre os novos filiados do PROS estão dois prefeitos e 20 vereadores dos municípios de João Lisboa, Monção, Parnarama, Balsas, Godofredo Viana, Davinópolis, Mirinzal, Governador Luís Rocha, Guimarães, Lagoa do Mato, Água Doce do Maranhão e São Luís. “Todos que se filiaram ao PROS sabem que terão tranqüilidade política e que o partido não será objeto de troca política. Coisa que, muitas vezes, prejudica bons candidatos. Isso não vai acontecer com o PROS, essa é a palavra que dou a todos aqueles que buscam o partido”, concluiu Gastão Vieira.
O PROS também ganhou força na região sul do Maranhão, com a realização de grandes encontros nos municípios de Buriticupu, Davinópolis e Açailândia, onde já foram lançados pré-candidatos a prefeitos pelo partido.
Em 2016, o presidente estadual do PROS no Maranhão pretende chegar aos 217 municípios maranhenses, além de eleger vereadores em várias regiões do estado, assim como trabalhar para garantir duas vagas na Câmara Municipal de São Luís. “A nossa ideia é eleger em média um vereador em cada município onde o partido possuir representação política consolidada. Portanto, a expectativa é que tenhamos cerca de 70 vereadores do PROS em todo o Maranhão. Temos amplas possibilidades de elegermos prefeitos em algumas cidades maranhenses importantes e isso vai fazer com que o PROS saia fortalecido das eleições deste ano”, finalizou.


