Programa de agricultura sustentável será lançado nesta sexta (24) no Ceará

A combinação de quatro tecnologias pretende criar sistemas de agricultura sustentável no sertão do Ceará, especialmente nas aéreas que, hoje, estão improdutivas por conta da falta de água.

O Programa de Desenvolvimento e Inovação vai ser realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF de Quixadá (CE), sob a coordenação do deputado federal Odorico Monteiro – que é um entusiasta do uso de novas tecnologias como fator estratégico do desenvolvimento da região.

Acesse o site do eventohttp://www.agriculturasustentavel.org/

A MÁQUINA QUE VAI PRODUZIR ÁGUA DO AR

Durante seis meses, o projeto vai testar o uso de uma máquina que produz água extraída do ar.

Desenvolvida por um engenheiro brasileiro, a tecnologia vem sendo aprimorada há mais de 10 anos pela empresa Wateair que já comercializa seus produtos no Brasil e no exterior, especialmente na produção de água de alta qualidade para consumo humano.

Agora, essa tecnologia vai ser usada para abastecer um avançado sistema de agricultura hidropônica que irá cultivar espécies de tomates melhoradas geneticamente.

A máquina do ar e o sistema de hidroponia serão alimentados por um sistema de geração de energia solar que irá permitir a independência e sustentabilidade energética da unidade produtiva experimental que tem cerca de 150 metros quadrados e capacidade para cultivar 200 plantas.

A AGRICULTURA SUSTENTÁVEL É O FUTURO, AGORA

O conceito a ser testado em Quixadá é o mesmo utilizado em um projeto realizado na Austrália pela empresa Sun Drop Farm – que é a líder mundial em agricultura sustentável.

Exatamente na região árida da Austrália, a empresa investiu mais de 200 milhões de dólares para produzir energia solar, dessalinizar água do mar e produzir tomates em 20 hectares de agricultura hidroponica.

O projeto é um sucesso técnico e econômico. A fazenda de tomates da Austrália já produz 15% do consumo do país e oferece um produto de alta qualidade, com frutos saborosos, bonitos e saudáveis.

O grupo responsável pelo projeto australiano acabou de receber aporte de poderosos fundos de investimentos europeus para a expansão global da tecnologia.

E esse mesmo grupo, já está de olho nos resultados de Quixadá, pois desejam usar a tecnologia de produção de água do ar que será testada aqui como alternativa à dessalinização que é uma tecnologia que gera resíduo ambiental.

A agricultura sustentável usa menos de 90% da água necessária para a agricultura convencional, reduz drasticamente o uso de defensivos agrícolas, não degrada o solo, nem o meio ambiente e proporciona elevada taxa de produtiva, pois os frutos, hortaliças e plantas são cultivados em ambiente controlado.

O PROBLEMA É A SOLUÇÃO

Outro conceito fundamental do projeto é transformar o problema em solução, ou seja, o sol que castiga o sertão, na verdade, pode ser a nossa maior fonte de energia. Do mesmo modo, o clima quente e árido é o ambiente ideal para se extrair água que corre nos rios aéreos do sertão.

Com os sistemas de geração de energia solar e a tecnologia de produção deságua do ar, o sertão pode superar a adversidade natural e se transformar, de verdade, num poderoso polo de produção agriculta, pois, o clima e a incidência de luz solar são um solo fértil para a produtividade.

Onde não se produz nada, o sertão do Ceará tem a possibilidade de produzir alimentos, empregos, dignidade e vida melhor para milhões de nordestinos.

ÁREA ESPECIAL DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

A partir de Quixadá, o projeto pretende implantar unidades produtivas sustentáveis que podem se multiplicar por todo o Nordeste. A exemplo do que ocorre no Vale do São Francisco, em que a irrigação convencional proporcionou mais de 100 mil hectares produtivos, o sertão central do Ceará poderá dar início a um novo vale de produção agrícola de grande dimensão.

Entretanto, para isso, se faz necessário a criação de uma política pública estadual, regional e nacional, que promova a produção de energia solar aplicada à agricultura sustentável como fator estratégico de desenvolvimento.

A energia solar gerada para a agricultura, a saúde, a educação, a segurança e a mobilidade urbana teriam um regime especial de incentivo público e isenção fiscal que permitissem o seu uso em larga escala.

Para o coordenador do projeto, deputado federal Odorico Monteiro, “Com ousadia, criatividade, tecnologia e inovação, nós podemos transformar o nordeste e o Brasil”.

SERVIÇO:

O Seminário de lançamento do Programa de Desenvolvimento e Inovação para a Agricultura Sustentável do Nordeste vai ser realizado nesta sexta, dia 24 de março de 2017, no auditório do IF Quixada, das 14 às 18 horas.

Palestrantes e expositores:

Deputado Federal Odorico Monteiro (Ousadia, criatividade, tecnologia e inovação para desenvolver o sertão do Ceará – A nossa energia vem do sol)

Prefeito de Quixadá, Ilário Marques – Projeto de Energia solar da cidade.

Felipe do Espírito Santo, presidente da Fundação da Ordem Social (Desenvolvimento de políticas públicas inovadoras)

Rodrigo Sauaia – presidente da ABSOLAR (Como a energia solar pode desenvolver, as cidades, o Nordeste e o Brasil)

Engenheiro Pedro Ricardo, CEO da Wateair (A tecnologia de produção de água do ar e sua aplicação na agricultura sustentável)

Marcus Vinicius Holanda, secretário nacional do PROS – (A inovação de Quixadá para todo o país ver pela TV)

Representante da Embrapa (Melhoramento genético)

Representante do Inovagri (Tecnologia de irrigação e hidroponia)

Representante da ADECE (Desenvovimento do Sertão)

Entidades e empresas participantes do projeto:

Fundação da Ordem Social

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Quixadá

Associação Brasileira de Energia Solar – ABsolar

Instituto Inovagri

Wateair – Água do Ar

Embrapa Nacional

Apoio:

Governo do Estado do Ceará

Prefeitura de Quixadá

ADECE

Coordenação:

Deputado Federal Odorico Monteiro

Informações e referencias:

www.facebook.com/odoricoamonteiro/

www.facebook.com/fundacaodaordemsocial/

www.wateiar.com.br

www.sundrofarms.com

Comunicação PROS Nacional

CONVITE SEMINÁRIO

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP