PROS Nacional abre diálogo sobre a situação da Segurança Pública no Brasil

O Brasil tem registrado dados assustadores quando se trata de violência. Isso não é nenhuma novidade para a população brasileira que ouve diariamente nos noticiários tragédias sobre o assunto. No entanto, nos últimos anos a situação tem se agravado.

Um estudo divulgado em 2016 pelo Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FPSP) mostrou que o Brasil atingiu a marca recorde de 59.627 mil homicídios em 2014.

O levantamento mostra que o Nordeste foi a região com a maior escalada de violência na série histórica, que vai de 2004 a 2014. A posse de armas de fogo é fator determinante para a ocorrência da maior parte da violência registrada no País.

Pensando nessas condições e, principalmente, preocupado com o futuro do Brasil, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) juntamente com o deputado estadual do Ceará Capitão Wagner tiveram a iniciativa de abrir um diálogo acerca da Segurança Pública. O Capitão Wagner chega ao PROS para somar e trabalhar essa temática a nível nacional.

Uma de suas propostas é realizar um seminário no estado do Ceará – com previsão para março ou abril – e convidar especialistas para que possam apresentar sugestões políticas tanto a nível municipal e estadual, bem como nacional, a fim de atender essa situação em que se encontra o Brasil.

“Nós temos intenção de juntar nesse seminário especialistas de segurança de todo o País, especialmente aqui no Ceará que a gente vive uma situação completamente conflituosa, briga de facções e uma série de problemas. Assim poderemos sugerir soluções capazes de estancar a situação da violência no Brasil. Essa será uma das bandeiras defendidas pelo PROS com muito empenho e responsabilidade”, explicou.

Capitão Wagner

Especialistas

Na executiva nacional, o primeiro passo foi convidar especialistas da área para contribuírem na elaboração do Projeto de Construção de uma Política Nacional de Segurança Pública. No início deste mês, o secretário nacional de formação política do partido, Cairo Tavares e o coordenador de relações institucionais da Fundação da Ordem Social (FOS), Henrique Cardoso, convidaram o Coronel José Ori Dolvim Dantas, conhecido como Coronel Dolvim, o Pesquisador e Estudioso em Exopolítica e Política e Estratégia, Ted B. Heidk, e o especialista em gestão estratégica de segurança pública e membro do diretório nacional do PROS, coronel Charles Magalhães para discutirem a matéria.

“Nosso encontro foi muito produtivo no sentido intelectual para uma análise mais profunda sobre as questões de segurança pública, para apresentar posteriormente um projeto político. Obviamente teremos mais composições com pessoas capacitadas e especializadas que irão contribuir para uma proposta de nível nacional”, ressaltou Ted.

Ted B. Heidk, Coronel Dolvim, Henrique Cardoso e Cairo Tavares

Já o Coronel Dolvim, agradeceu o convite e afirmou que o debate foi o embrião de um grande projeto. “Discutimos propostas de segurança pública nacional e, com certeza, ao longo das próximas semanas apresentaremos a melhor proposta para o PROS”, destacou Dolvim.

Coronel Dolvim

“Entendo ser de suma importância essas reuniões, para a construção de uma doutrina partidária em relação à plataforma que visa a melhoria da segurança pública do nosso país. O PROS tornar-se-á, em breve, uma referência na defesa séria e efetiva desse segmento tão importante para os cidadãos brasileiros”, afirmou o Coronel Charles Magalhães que é pré- candidato a deputado federal pelo Distrito Federal.

Cairo Tavares e Coronel Charle Magalhães

O secretário Cairo Tavares também se reuniu com o Presidente da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas, Alceu Prestes de Mattos. Na ocasião eles também debateram estratégias de segurança que podem gerar melhorias para a população. 

Cairo Tavares e Alceu Prestes de Mattos

Apoio do PROS

O deputado federal Vaidon Oliveira (PROS-CE) apoia a bandeira e acredita que, desarticular as quadrilhas organizadas no estado é um dos caminhos para combater a violência no Ceará.

“Não é só no estado, é no Brasil inteiro, essa é a realidade. Falta planejamento e pulso dos nossos governantes. O meio político é a única forma que a gente tem para resolver as coisas da maneira mais correta. Este é um momento no qual todos devem estar preocupados com a questão da segurança”, explica.

Para ele, a iniciativa do PROS é muito positiva. “A saída é tentar achar uma solução para que a gente possa diminuir esses dados a respeito da violência. Tudo o que a gente puder ajudar e contribuir para melhorar a vida do próximo, é necessário”, finalizou.

Dep. federal Vaidon Oliveira

O presidente estadual do PROS Piauí, Major Diego Melo,  ressalta que a Segurança Pública no Brasil está totalmente inviabilizada, desorganizada e desestruturada. “Vivemos uma verdadeira guerra civil. Somos um dos países que menos investe nessa área. Resumindo, o investimento nacional (União, Estados e Municípios) é apenas 1,38% do PIB brasileiro, de acordo com o Anuário da Segurança Pública 2015”.

De acordo com o Major, somente colocando em agenda a reorganização do Sistema de Segurança Pública Nacional, haveria melhorias. “Repensando-se desde o seu financiamento público, sua reestruturação orgânica, a atualização da legislação criminal, a participação fundamental do poder judiciário, bem como a importante colaboração da sociedade na execução e planejamento da Segurança Pública, poderemos conceber a melhoria do nosso Sistema de Segurança Pública, que é fundamental, sem a qual não se pode pensar no crescimento e no desenvolvimento do Brasil”.

O presidente destacou ainda o apoio ao PROS. “Entendo ser importantíssimo o PROS se debruçar sobre esta temática que, na verdade, é a mais importante política pública de uma nação. Sendo tempestivo e estratégico para o PROS e para todos os partidos colocarem com clareza para a população seus posicionamentos e suas propostas para a Segurança Pública, fomentando este debate a nível nacional e pautando esta política pública nas eleições de 2018”.

Major Diego Melo

Iniciativa

Cairo Tavares destacou a complexidade do tema. Para ele, a conversa com os especialistas serviu para mostrar que o assunto vai demandar um esforço político e de entendimento do partido para a construção de uma proposta sólida.

“Dentro desse cenário, esse projeto deverá ser construído com um amplo debate com aquelas forças que já militam na segurança pública, como polícia militar, civil, federal, rodoviária federal, Ministério Público, órgãos da justiça federal e também forças armadas para que a gente possa ter uma visão mais

global de como iremos tratar essa temática para tentar diminuir esse problema”, pontuou. O secretário disse ainda que as expectativas são as melhores, especialmente pelo apoio que o partido tem recebido de lideranças e profissionais.

“Continuaremos realizando reuniões com outras entidades relacionadas à segurança pública e, o objetivo será elencar os principais gargalos que envolvem questões acerca do conteúdo, montar uma matriz de propostas para criação de uma política de segurança pública de Estado e não apenas de governo e, a partir daí com uma perspectiva de curto, médio e longo prazo, tornar possível ao Brasil de fato resgatar uma sociedade sem violência e longe da criminalidade”, finalizou.

Cairo Tavares

Comunicação PROS Nacional.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP