O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) promoveu nesta quarta-feira (21) um encontro em sua Sede Nacional, em Brasília, com sua bancada de parlamentares no Congresso Nacional. O encontro contou com a presença dos atuais representantes do partido no Poder Legislativo, bem como com os novos quadros do partido eleitos em outubro.
O presidente Nacional do PROS, Euripedes Junior, apresentou durante o encontro o planejamento político estratégico do partido para os próximos anos, visando as Eleições Municipais de 2020 e as Eleições Gerais de 2022. Felipe Espirito Santo, presidente da Fundação da Ordem Social, fez uma análise do desempenho eleitoral do PROS nas Eleições 2018, apresentando índices de desempenho do partido e, também, uma avaliação geral do cenário pós-eleitoral.
A reunião contou com a ilustre presença do ex-presidente da República e atual senador, Fernando Collor de Mello, que realizou uma leitura do atual cenário político nacional, destacando os principais aspectos do processo eleitoral deste ano que apresentou uma guinada de renovação política.
Representantes do partido da Câmara dos Deputados e do Senado Federal fizeram suas ponderações acerca do processo eleitoral do último mês, apresentando dados relativos ao desempenho em seu estado. Por oportuno, os parlamentares externaram seu agradecimento ao PROS por ter disponibilizado toda a estrutura do partido durante o processo eleitoral e reconheceram o apoio dado pela legenda ao longo da campanha.
A reunião marcou o início das discussões institucionais do partido acerca de seu posicionamento em relação ao governo federal nas pautas a serem tratas no Congresso Nacional durante a próxima legislatura. O PROS, que está em fase de discussão com muita independência, ponderará sua atuação em conformidade com as pautas que tragam benefícios diretos à sociedade e ao país.
Foi exposto pelos deputados a importância da unidade partidária como mecanismo de fortalecimento da legenda e sua consolidação como uma das principais instituições partidárias do país.
Estiveram presentes no encontro os deputados André Amaral (PB); Clarissa Garotinho (RJ); Felipe Bornier (RJ); Jaime Martins (MG); João Fernando Coutinho (PE); Josi Nunes (TO); Toninho Wandscheer (PR); Vaidon Oliveira (CE); Vitor Valim (CE); e Weliton Prado (MG), assim como os novos deputados eleitos Capitão Wagner (CE) e Emerson Boca Aberta (PR); O chefe de Gabinete da Liderança PROS na Câmara, Jairo Cesar. O Senado Federal foi representado pelos senadores Fernando Collor de Mello (AL) e Hélio José (DF), e pelo recém-eleito senador Eduardo Girão (CE).
O encontro contou também com a presença do presidente do PROS Nacional, Euripedes Junior; o vice-presidente do PROS Nacional, Moacir Bicalho; a presidente do PROS Mulher, Maria Aparecida; o presidente da Fundação da Ordem Social, Felipe Espirito Santo; o Secretário Jurídico do PROS Nacional, Alex Duarte, e o advogado do PROS Nacional, Bruno Pena; o Secretário de Comunicação do PROS Nacional, Marcus Holanda; e o Financeiro Nacional, representado pela tesoureira Cíntia Lourenço e o contador Dalton Barbosa.

