Nesta quinta-feira (30), o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Floriano Martins e o diretor parlamentar da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Pedro Lopes, estiveram em uma reunião, na sede do PROS, presidida pelo secretário nacional de formação política do partido e diretor técnico da Fundação da Ordem Social (FOS), Cairo Tavares, a fim de debaterem o sistema tributário brasileiro.
O encontro faz parte de um projeto da secretaria de formação política do PROS com o objetivo de construir as bases do pensamento da legenda para os anos futuros, principalmente em relação a próxima legislatura e eleição presidencial. A sigla está organizando uma série de estudos acerca de vários temas e, a questão tributária, é a bandeira central.
“Nós entendemos que hoje o país teria uma grande melhora na sua produtividade e desenvolvimento se a gente conseguisse organizar o sistema tributário nacional por meio de uma proposta que seguisse os padrões praticados nas economias desenvolvidas (OCDE e EUA) com o foco na progressividade do sistema”, ressaltou Cairo Tavares.
A Anfip e a Fenafisco apresentaram durante a reunião, alguns projetos dos quais desenvolvem com outras entidades, dentre elas o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). As associações pretendem formular uma proposta única acerca do sistema tributário nacional.
“Estamos muito satisfeitos por estarmos aqui hoje. O partido está muito alinhado com nossas premissas que é de um estado social, um estado com justiça fiscal. Com isso concordamos que é preciso desenvolver um modelo tributário que além de atender esse estado social, as demandas da sociedade, o modelo também precisa proporcionar desenvolvimento para a economia. De fato, nossa parceira está firmada com o PROS nesse projeto para o Brasil”, afirmou Pedro Lopes.
Também estiveram presentes a equipe técnica da Fundação composta pelo coordenador de Relações Institucionais, Henrique Cardoso e pelo auxiliar técnico de Economia, Klinsmann Sousa Dias. Além do assistente técnico de gabinete adjunto, André Luís Abrahão.

