A energia eólica tem se desenvolvido de forma virtuosa gerando cerca de 30 mil empregos por ano
Na tarde desta terça-feira (19), a Secretaria de Relações Institucionais do PROS organizou reunião com a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEolica), Elbia Melo. O encontro contou com a participação do deputado federal Rafael Motta (PROS/RN) e o vice-presidente nacional do PROS, Moacir Bicalho.
Durante a ocasião, Elbia apresentou vantagens de utilizar uma fonte limpa e renovável que é a energia eólica. “Essa é a fonte de energia que mais cresce no Brasil. A energia eólica traz desenvolvimento, empregos e distribui renda do Norte ao Sul do país”, explicou.
A presidente da ABEEolica acrescentou que o principal foco de atuação da Associação é trabalhar de maneira assertiva em prol da inserção, consolidação e sustentabilidade da indústria eólica no Brasil. Além disso, a entidade elabora estudos constantes para minimizar o impacto ambiental.
De acordo com a presidente da Associação, o Rio Grande do Norte é o estado com maior potencial eólico no país. Interessado no quadro, o deputado potiguar Rafael Motta apontou demandas para atrair investimento eólico no estado, como aprimoramento de logísticas e melhores condições aos portos.
“Apesar da iniciativa para o uso da energia eólica ser do setor privado, o estado precisa ter a consciência de criar mecanismos que fomentem o crescimento do setor no estado, principalmente ao tocante da parte tributária”, declarou Motta.
O PROS sugeriu que o deputado Rafael Motta atue como porta-voz no debate em torno do assunto junto a bancada do RN na Câmara Federal. O deputado anunciou que solicitará reunião com os deputados federais do Rio Grande do Norte para a discussão do tema junto aos governos estadual e federal.
O Presidente Nacional do PROS, Euripedes Junior, alegou que acredita no uso de uma fonte de energia limpa como avanço em diversas áreas do país e garantiu que o PROS está trabalhando em torno da bandeira de energia. “Estamos nos reunindo com vários setores para apresentar uma proposta consolidada que beneficie o Brasil. Entendemos que é preciso dar atenção ao tema de forma a não somente criticar o cenário atual, mas sim contribuir com trabalho e possíveis ações”, expôs.
Presenças
Estiveram presentes na reunião: o Secretário Nacional de Comunicação e Relações Institucionais, Felipe Espirito Santo; o Diretor de Relações Governamentais da Dominium Consultoria, Leandro Gabiati; e o Analista de Relações Institucionais do PROS, Henrique Cardoso.



