Seminário de Formação foi realizado no último sábado, 21 de outubro, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
O PROS do Rio Grande do Sul e a Fundação da Ordem Social realizaram no último sábado, 21/10, o Seminário de Formação Política: Estado, Política e Federação, na Câmara de Porto Alegre. O evento contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre elas diversos representantes políticos e pré-candidatos às eleições de 2018.
Pela manhã, o presidente estadual do PROS – RS e pré-candidato a deputado federal, vereador Professor Wambert falou sobre os poderes sociais e políticos. De modo sucinto, explanou sobre a natureza humana, desde o surgimento da vida social, passando pela evolução das aldeias, até o nascimento das cidades, resultado da complexidade das famílias pertencentes às aldeias.
É este arranjo social, as cidades, que a origina política, em que pólis, do grego, significa cidade, e tecné é técnica ou arte, portanto, política é a arte – ou técnica – da cidade. Sendo assim, a cidade caracteriza-se por sua diversidade e seu poder político, constituindo o público. Já a aldeia, tem por característica a hegemonia e seu poder social, daí resultando no privado.
Em seguida, falou sobre o surgimento do Estado como instrumento da sociedade para se organizar, Estado esse que é uma criação da própria sociedade. Há três principais características que fundamentam o Estado: a soberania, o povo e seus territórios definidos. A partir desse objeto, foram apresentadas as suas formas e como se organiza o seu governo.
À tarde, o palestrante foi o secretário de formação política do PROS – RS e pré-candidato a deputado estadual Cláudio Preza. O professor abordou a distribuição de competências administrativa e legislativa entre federação, estados e municípios brasileiros e o pacto federativo tributário.
A gestão é fundamental à revisão do pacto federativo tributário no Brasil, que é um dos mais complexos do mundo. Além disso, é importante que cada pré-candidato saiba as competências dos cargos aos quais irá concorrer para que possa ter plena consciência de como pode ajudar a construir o bem comum no nosso estado.
Foi um dia de confraternização, de troca de aprendizados e de ensinamentos. O valor do conhecimento só se torna real quando compartilhado.
Ascom PROS RS.

