“Deus me deu muito mais do que eu sonhei”. É com um sentimento de gratidão e solidariedade que o vereador e presidente estadual do PROS São Paulo, Ricardo Teixeira, tem estabelecido seu mandato. O paulistano nascido em Santos, litoral do estado de São Paulo, tem 59 anos, é formado em engenharia e pai de três filhos.
O presidente cresceu em um lar simples e precisou de muita dedicação para chegar onde está hoje. “Eu passei fome, nasci em uma família muito pobre e com muito esforço meus pais conseguiram nos dar educação”, conta Teixeira. Para ele, só a educação pode alavancar a vida das pessoas.
Ricardo Teixeira é funcionário da Prefeitura de São Paulo desde 1977 e passou por cargos de chefia na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Trabalhou por mais de 30 anos como engenheiro de trânsito na Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos (EMTU), Desenvolvimento Rodoviário S/A (DERSA) e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Foi Secretário de Coordenação das Subprefeituras e Secretário do Verde e Meio Ambiente na cidade de São Paulo.
Experiência na vida pública
“Digo que passei por duas extremas unção, estive muito perto de morrer, mas sobrevivi e por isso entrei na política com o objetivo de ajudar os outros e retribuir um pouco do que recebi”, destaca. Entre 2005 e 2007 ele foi chefe de gabinete e secretário adjunto da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Lá ele gerenciou o maior programa de recapeamento da história de São Paulo, de asfaltamento de travessas, vielas e ruas de terra.
Em 2008 e 2012, foi reeleito vereador. Entre 2013 e 2015 foi secretário municipal do verde e meio ambiente, e secretário municipal de coordenação das subprefeituras. Foi o responsável pelo plantio de mais de 100 mil árvores na cidade. Enquanto que nas subprefeituras, coordenou os programas de limpeza e manutenção da cidade. “A minha motivação em participar da política é igualar os polos, diminuir os impostos”, afirma Teixeira.
“Sou o autor dos projetos, mas as ideias são do povo. Cerca de 90% dos projetos não são meus, são da população”, ressalta Teixeira. A partir das demandas sociais o vereador Ricardo formula os projetos que estão em sua maioria ligados às causas sociais, logística e ao trânsito. Não é à toa que ele foi considerado o vereador com maior número de projetos em São Paulo e o 5º no país.
PROS São Paulo
O trabalho de expansão do PROS no estado paulista está sendo feito por meio da Caravana PROS. Uma ação que assume duas frentes de trabalho: uma para as 58 zonas eleitorais e outra para as 42 áreas organizadas por cidades. Essas caravanas estão percorrendo o estado em busca de estabelecer os diretórios do PROS nas zonas eleitorais, filiar novos membros, identificar lideranças e possíveis candidatos.
O trabalho em São Paulo tem sido constante, o PROS Jovem por exemplo está sob a liderança do vereador da cidade de Paulínia Marcelo Ferraz D2, que pretende montar a sede do estadual da juventude em sua cidade no início de 2018.
“Os jovens de hoje serão os futuros governantes do nosso País. E eu como presidente estarei dividindo o estado por coordenações e alinhando com cada coordenador regional a atuação jovem na política e expandindo a bandeira da juventude por todo o estado”, declara Ferraz.
As tarefas no PROS Mulher estão sendo desenvolvidas pelas coordenações no estado — litoral, interior, na baixada, no ABC, do Alto tietê — , com trabalhos temático de acordo com as demandas femininas. Atualmente, tem projeto para mães de crianças especiais, empregabilidade para mulheres negras, inclusão de mulheres que saíram do sistema carcerário, combate à violência doméstica, empreendedorismo feminino e uma secretaria plus size na capital.
“O trabalho com as temáticas próximas da sociedade civil tem atraído as mulheres para política. É um trabalho que tem caminhado o estado inteiro”, afirma Daniele Oliveira, presidente do PROS Mulher SP.
Com muito trabalho e empenho dos líderes o PROS SP está conquistando espaço. Para o vereador Ricardo, um grande desafio da gestão em São Paulo é tirar as pessoas da rua e como presidente estadual vencer a cláusula de barreira e fazer o PROS crescer ainda mais no estado.
Entre os diferenciais da atual gestão está a dedicação, a presença constante na câmara municipal, a “não preguiça” e as reuniões abertas para o cidadão. “Meu mandato é guiado pelo povo”, conclui Teixeira.

