Sustentável: Candidato a vereador defende projetos ambientais no ES

Samuel Souza Leal é candidato pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) a vereador do município de Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo. Ele se filiou ao partido ainda este ano, quando conheceu as propostas do PROS Sustentável, no Workshop Crescimento de Energias Renováveis.

Preocupado com as questões ambientais, Samuel defende projetos relacionados ao meio ambiente e trabalha em questões como, a recuperação do Rio Itapemirim. Ele justifica que o local tem batido recordes de baixo volume de água e, a cada ano, a situação está pior.

“O Espirito Santo conta hoje com apenas 15% de áreas de florestas. Segundo levantamento técnico, o volume de chuvas permanece o mesmo nos últimos cem anos, o que significa que, se tratarmos a questão da reconstituição das matas e florestas, os resultados serão diretamente favoráveis à proteção das nossas reservas de água”, esclarece Samuel.

Além disso, ele pretende lutar pela proteção das margens dos rios. Segundo Samuel, sem a proteção das matas ciliares (vegetação ribeirinha), nos tempos de chuvas, os terrenos e barrancos que margeiam os rios, lagos, lagoas, etc., são levados para os leitos, causando o seu assoreamento (formação de depósito de material no fundo), o que ocasiona as enchentes.

“Com os desabamentos, a população cachoeirense fica desabrigada, há perdas de patrimônios, que foram construídos com muito trabalho, e também perdas de vidas”, justifica.

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim tem uma população de cerca de 207 mil habitantes, sendo o quinto município mais populoso do Espírito Santo.

whatsapp-image-2016-09-15-at-11-52-36

whatsapp-image-2016-09-15-at-12-13-25

Projeções: Novo Código Florestal

O candidato destaca que o novo Código Florestal estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal. No caso das nascentes e olhos d´água, determina uma área de preservação de cobertura florestal por um raio de cinquenta metros no seu entorno. Já nos mananciais, os “rios”, essa cobertura varia entre 30 a 500 metros. Essas e muitas outras mudanças contidas no novo código asseguram os direitos dos cidadãos.

A partir deste ponto, Samuel acredita que há muito o que se fazer para mudar esse quadro. “Medidas urgentes se fazem necessárias e, para conseguirmos ganhar essa batalha, precisamos nos organizar – população e poder público. Devemos nos unir em torno de um mesmo objetivo: garantir a preservação da nossa água, transformando em ação aquilo que o novo Código Florestal nos garante. Água é vida e queremos ver as gerações futuras terem garantido esse direito maior”.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP