
O Ministério da Educação (MEC) abriu cadastro para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) que não foram preenchidas após duas chamadas regulares e a lista de espera. Existem cerca de 50 mil bolsas, integrais e parciais, em aberto, o que corresponde a 43% das 115.101 bolsas ofertadas nesta edição.
De acordo com o MEC, foram 653.992 candidatos inscritos. O número de bolsas e de inscritos cresce a cada edição do ProUni, no entanto, muitas turmas não são formadas. Isso ocorre porque o preenchimento das bolsas varia em cada instituição: em algumas o preenchimento é pequeno, em outras, até 100% das vagas oferecidas são preenchidas.
Esta é a primeira vez que esse processo é feito de forma unificada. Podem candidatar-se aqueles que se inscreveram no ProUni e não tiveram as turmas formadas e professores da rede pública. A partir desta quarta-feira (20), poderão se candidatar também os que não fizeram o cadastro no programa.
O preenchimento das bolsas remanescentes será feito por ordem de inscrição. Após manifestar o interesse no site, o candidato tem dois dias para comparecer à instituição e comprovar as informações prestadas. Em seguida, a instituição terá o dia útil seguinte ao final do prazo de comparecimento do candidato para registrar o resultado da comprovação das informações no Sistema Informatizado do ProUni (SisproUni). Caso o estudante não compareça ou a instituição não registre o preenchimento da bolsa, ela voltará a ser oferecida pelo sistema.
O prazo de inscrição vai até 7 de setembro para o estudante não matriculado no curso da instituição de educação superior em que deseja se inscrever para a bolsa remanescente e até 1º de dezembro para o aluno já matriculado.
Para fazer participar do processo de inscrições das bolsas remanescentes, acesse http://siteprouni.mec.gov.br/
Com informações da Agência Brasil


