Foi publicada no Diário Oficial da União, da última sexta-feira, 06, a portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que erradica a praga da Mosca da Carambola em 9 municípios de Roraima. Com isso, os municípios de Rorainópolis, Caracaraí, Mucajaí, Cantá, Iracema, Caroebe, Baliza e São Luís e a parte urbana de Boa Vista, estão liberados para exportar a produção de frutos para outros estados e países.
A publicação se deu diante da liberação de R$ 1 milhão, recurso indicado pelo senador Telmário Mota (PROS-RR), para reativar as barreiras fitossanitárias dentro das ações de combate à mosca da carambola. A confirmação da liberação deste recurso foi garantida pela própria ministra Tereza Cristina, em audiência com o senador Telmário Mota, no dia 20 de agosto.
Na oportunidade o senador também solicitou a visita de técnicos da pasta para Roraima, a fim de tratar da implantação de um laboratório para diagnóstico do Mormo, da Anemia Infecciosa Equina e da Brucelose.
Além disso, serão destinados R$ 250 mil mensais, que devem pagar diárias, despesas, custeio e movimentação das barreiras fitossanitárias que precisavam de uma estrutura para funcionar.
No ano passado, a mosca da carambola, também por intermédio do senador Telmário, já tinha sido erradicada de 11 dos 15 municípios do estado, e os frutos foram considerados livres para exportação, mas focos da praga voltaram a ser detectados e por conta da desativação das barreiras, o estado ficou impedido de exportar.

