Representantes das principais associações e entidades do setor turístico participaram, na última sexta-feira (12), do Seminário “Turismo como Fator do Desenvolvimento do RN”, promovido pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.
O seminário contou com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves e foi uma iniciativa do deputado federal Rafael Motta (PROS/RN), integrante da Comissão de Turismo e mediador dos painéis apresentados, além da participação dos deputados, prefeitos e secretários municipais.
O ministro do Turismo citou dados que mostram o potencial do setor para a economia: gera 9,6% do PIB nacional, três milhões de empregos diretos e interage com 52 atividades da indústria. No Estado, é o maior empregador e a cadeia turística é a responsável pela segunda maior fonte de receita. A atividade também é o quinto item no ranking das exportações, colaborando U$ 6,9 bilhões de dólares.
O presidente da Associação Brasileira Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) nacional, Enrico Fermi, disse que o momento era histórico porque existem duas frentes parlamentares atualmente em defesa do turismo: uma mista e uma da Câmara. “A consciência em torno do turismo tem evoluído”, disse.
Durante o evento, na Assembleia Legislativa do RN, o deputado Rafael Motta cobrou medidas do governo para atrair investimentos no turismo do estado. “Não adianta só discutir, devemos ter ações concretas”, comentou o deputado. O parlamentar citou entre a construção do hub da TAM mas ressaltou que o projeto não pode ser encarado como salvação para o Rio Grande do Norte.
Ao final do seminário, Rafael Motta avaliou o evento como positivo, por reunir as principais entidades ligadas ao setor e afirmou: “É como otimismo que vivemos esse momento, por ter um ministro potiguar na pasta do Turismo, no momento em que sabemos que o retorno do investimento na atividade é incalculável”, disse.


