A Deputada Estadual Raquel Lessa (PROS/ES) é autora do Projeto de Lei que pede a dispensa de pagamento de taxas referentes ao uso de estacionamento, cobradas em hospitais do Estado, aos acompanhantes / pacientes que estiverem submetidos à sessão de quimioterapia ou radioterapia.
Conforme a proposta, a gratuidade deverá ser efetivada mediante apresentação de documentos emitidos pelos hospitais aos pacientes e acompanhantes. O período de permanência do veículo no estacionamento dos estabelecimentos, enquanto durar a sessão, deve ser gratuito.
A parlamentar lembra que dependendo do tipo de câncer, o paciente pode precisar de radioterapia e quimioterapia por várias semanas e em alguns casos, com duração de até sete horas por sessão. “Durante o período em que o paciente se submete aos tratamentos, o estacionamento é cobrado sem interrupções, tornando o valor muito caro e inviável”, justificou.
Para a deputada, o poder público não pode admitir que um paciente, passando por um período delicado e extremamente debilitante de sua saúde, física e mental, arque com valores excessivos de estacionamento de seu veículo, ou seu acompanhante, já que muitas vezes não consegue dirigir seu veículo ante os efeitos do tratamento, durante sua permanência no hospital para a realização de seu tratamento. “O objetivo do projeto, portanto isentar a cobrança de estacionamento para pacientes que sejam submetidos a sessões de radioterapia e quimioterapia”, completou.

