A Comissão de Viação e Transportes (CVT) discute nesta terça-feira (30) a necessidade de o governo promover campanhas sobre segurança nas ferrovias brasileiras. “Mais de 60% dos acidentes ferroviários acontecem em cruzamentos, sendo que no Brasil existem mais de 12.289”, contabiliza o deputado federal Hugo Leal (PROS/RJ), que propôs a realização da audiência.
“As causas principais dos acidentes são a imprudência e o descuido de motoristas e pedestres. As campanhas de segurança nas ferrovias para educação da população é uma demanda urgente, que deve ser abraçada pelo poder público e pelas concessionárias”, defende o parlamentar.
O debate será realizado no plenário 11, a partir das 10 horas. Foram convidados para discutir o assunto:
– o secretário-executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Roberto Messias;
– a coordenadora de Publicidade do Ministério dos Transportes, Sheila Portal;
– o especialista em Regulação e titular da Gerência de Controle e Fiscalização de Infraestrutura e Serviços Ferroviários, Maurício Giraldelle Martins;
– o diretor de Operações da Valec, José Bento de Lima;
– o diretor de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Mário Dirani;
– o diretor Institucional da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), Fernando Paes;
– o diretor do Denatran, Alberto Angerani;
– o presidente da Confederação Nacional dos Usuários de Transportes Coletivos, Rodoviários, Ferroviários, Metroviários, Hidroviários e Aéreos (Conut), José Felinto.


