Receita muda tributação do setor de petróleo

Receita muda tributação do setor de petroleo
A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União, a instrução normativa (IN) 1.485, que dá um alívio tributário ao setor de petróleo. A partir de agora, insumos utilizados na produção de diversos combustíveis, como óleo diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP) e querosene de aviação, passarão a gerar crédito de PIS/Cofins para seus importadores. Anteriormente, apenas a importação de insumos utilizados na produção da gasolina davam direito ao benefício.

 

Segundo o advogado especialista nas áreas Aduaneira e Tributária do escritório Emerenciano, Baggio e Associados, Felippe Breda, a nova regra também vale para insumos que não sejam destinados à produção de combustíveis que serão revendidos no mercado interno. Ou seja, eles vão gerar crédito de PIS/Cofins mesmo que sua importação seja destinada à revenda do próprio insumo. A instrução anterior só permitia isso para produtos utilizados na fabricação da gasolina. “Os créditos de PIS/Cofins vão gerar um ganho de caixa para as empresas”, afirma Breda. Para o advogado, a Petrobras deve ser uma das beneficiadas pela nova regra, pois é uma forte importadora de matérias-primas.

 

Fonte: Globo.com

 

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP