O presidente nacional do PROS, Euripedes Junior e os deputados federais Hugo Leal (PROS/RJ) e Givaldo Carimbão (PROS/AL) participaram nesta quarta-feira (8) de um café da manhã sobre “Diálogos para Reforma Política”. O secretário nacional do partido, Felipe Espirito Santo, também se fez presente.
O evento foi promovido na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) . A solenidade teve como anfitriões o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, e o Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno.
Durante a fala dos representantes do PROS, o deputado Givaldo Carimbão abordou a necessidade de fortalecer a representação popular e social nas eleições e não a econômica que atualmente prevalece nas campanhas e favorece valores exorbitantes nestas.
Concordando com ele, o presidente Euripedes Junior, defendeu a separação das eleições entre Executivo e Legislativo. Para ele, essa mudança na legislação eleitoral irá promover um melhor entendimento do eleitor e do município sobre as funções de ambos os poderes.
O parlamentar Hugo Leal elogiou a iniciativa e apontou as dificuldades no âmbito do Congresso sobre o tema: “O ambiente é bastante propício para o surgimento de boas ideias e intenções, mas infelizmente temos dois fatores que colaboram para a consolidação de uma proposta: primeiro a premência de tempo e segundo os principais atores (congressistas) em sua maioria não aprofundam no debate e acabam criando uma reforma eleitoral e não uma reforma política. Aliás, como já disse em outras oportunidades, nós precisamos muito mais da reforma dos políticos do que uma reforma política propriamente”, declarou.


