A bancada de deputados e senadores do Distrito Federal pediu, nesta quinta-feira (29), uma manifestação clara de retratação do governador Rodrigo Rollemberg pelo confronto entre policiais militares e professores grevistas na noite de quarta-feira (28). Na ocasião, quatro professores e dois rodoviários foram detidos após o uso de spray de pimenta, gás lacrimogêneo e bombas de borracha pelo Bope (Batalhão de Operações Especiais).
Na nota assinada pelos representantes brasilienses no Congresso Nacional também há o pedido de investigação para identificar os responsáveis pelos atos. “[Queremos uma] manifestação clara de retratação do seu governo, pedindo desculpas à sociedade brasiliense pelos lamentáveis fatos ocorridos ontem durante os quais professores nossos foram espancados e presos. Queremos ouvir do governador do Distrito Federal a afirmação que os responsáveis por aqueles atos serão identificados e que nenhuma violência se repetirá daqui para frente”, dizem os parlamentares na nota.
O documento foi elaborado pelos parlamentares do DF após reunião na Câmara dos Deputados com representantes do Sinpro (Sindicato dos Professores do Distrito Federal) e da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e com o reitor da UnB (Universidade de Brasília), Ivan Camargo. Tanto Camargo quanto os membros da CNBB se colocaram à disposição para servir como interlocutor das categorias grevistas com o governo local. Já o Sinpro reclamou da violência da polícia e do não cumprimento do acordo celebrado em 2012 pelo então governador Agnelo Queiroz.


