Rosária Helena de Oliveira Lima, 64, é mãe de três filhos, foi casada por 22 anos e agora é viúva. Ela é presidente do PROS Rondônia, nasceu em Prata (MG), foi criada em Carneirinho (MG) e aos 30 anos se mudou para Rondônia. Rosária é professora aposentada, começou a lecionar com 18 anos de idade e trabalhou nessa área por mais de três décadas. Ela passou o seu amor pela política para toda família – filhos, nora, genros, os cinco netos e um bisneto.
Rosária sempre foi uma mulher engajada. “Toda vida eu gostei de política. Desde menininha, quando eu não votava ainda eu já pedia voto para os candidatos. Tinha 12 anos, quando meu professor me convidou para representá-lo em um comício; ele não falou, eu que falei no lugar dele. Naquela época, os candidatos que eu apoiei, tanto o doutor Jorge Abraão Cury – candidato a vereador – quanto o candidato a prefeito, ganharam as eleições; então eu me empolguei”, conta Rosária.
Início no PROS
Ela seguiu a vida gostando de política, participou de grêmios e movimentos estudantis. “Na época militar a gente não podia falar muito, mas eu era meio rebelde”, confessou Rosária. A presidente conheceu o PROS logo na fundação. Quando a legenda não estava ainda registrada, ela já lia a respeito, inclusive, assinou em Rondônia a ata para a criação do partido no qual está há quatro anos.
A presidência de Rosária no PROS Rondônia começou com um convite feito pelo presidente nacional, Euripes Junior, e o presidente da Fundação da Ordem Social, Felipe Espírito Santo, em janeiro deste ano. “Assumi com o compromisso de fazer o partido crescer no estado e me orgulho em ser a única mulher presidente estadual”, afirma Rosária.
“Sou tão apaixonada por Rondônia. Esse estado é tudo de bom, é novo, promissor; ele acolheu o Brasil inteiro, pois aqui mora gente de todos os cantos do país”, destaca a presidente. Com uma vasta experiência política, ela já teve cinco mandatos, sendo um como deputada estadual e quatro como vereadora. Também concorreu a duas eleições pelo PROS uma para deputada federal em 2014, da qual ela é primeira suplente, e a última para a prefeitura de Ouro Preto do Oeste (RO) em 2016.
Atuação em Rondônia
A presidente participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero). É coordenadora do Leilão Direito de Viver, em prol do Hospital de Câncer de Barretos, e também da Caminhada Passos que Salvam, um evento com objetivo de esclarecer, conscientizar e despertar sobre os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes.
Um dos desafios que a presidente enxerga em sua gestão é instalar a legenda nos 52 municípios estaduais. “Nosso estado, assim como os outros, precisa de políticas públicas para a juventude, pois existe uma carência e se não tiver atenção para a juventude estamos correndo o risco de não ter quem cuide do país; políticas para as mulheres, envolvendo a família, e para o PROS Mais Especial, pois eles se sentem relegados e devem ser assistidos”, destaca a presidente.
Planos futuros
Como toda nova gestão, a administração do PROS em Rondônia está sendo elaborada e com ela os planos para educação e saúde. A equipe está formatando o projeto a nível de estado que vai para a mesa de negociação política. “Queremos valorizar os profissionais da educação, assim como a estrutura física, também temos um plano para uma política de saúde pública séria, para todos, sem politicagem. Vamos fazer uma proposta de estado e não de um governo“, destaca Rosária.
Em 2018, a presidente pretende dar seguimento ao crescimento do partido, organizar uma nominata de deputados estaduais e federais. “Estamos muito focados no PROS Jovem, Mulher e Mais Especial. O PROS Mulher nos fascina muito e o PROS Mais Especial é minha paixão. Vamos apoiar o candidato que abraçar conosco a proposta do partido. O PROS tem uma proposta para o Brasil e nós para Rondônia.”, confessa Rosária.
Comunicação PROS Nacional.

