Nesta quinta-feira, 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Educação. O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também presidente do diretório regional do Maranhão – pelo PROS – Gastão Dias Vieira, defende que a educação é o caminho mais rápido para superar qualquer dificuldade que um país tenha de enfrentar.
“Sempre acreditei que sem educação país nenhum pode seguir em frente. E essa crise que o Brasil vive confirma que é a forma mais rápida de superar qualquer dificuldade”.
Gastão Vieira, que já foi secretário da educação e integrante da comissão de educação na Câmara dos deputados, falou ainda que o ensino no Brasil é um compromisso que deve ser assumido por todos.
“É preciso que os gestores e professores saibam olhar para a escola, para o aluno, visitar todos, ouvir suas demandas, saber dos seus sonhos, compartilhar esperanças e, principalmente, nunca desistir de fazer da educação o primeiro e decisivo passo para o desenvolvimento de todos os setores. Um compromisso que deve ser assumido por todos nós”, finalizou.
Brasil
A questão do ensino no país sempre resulta em debates de diversas opiniões. Porém, o fato em comum é que um país em desenvolvimento precisa oferecer uma educação de qualidade aos seus cidadãos.
De acordo com o Art. 208 da Constituição Brasileira, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o nível de analfabetismo entre 2001 e 2009 diminuiu de 27,3% para 20,3%.
Gastão Vieira pondera que a resposta é “sem dúvida, focar na educação. Cuidar para que o aluno, principalmente o da primeira infância, receba o suporte adequado para o aprendizado porque assim, eles terão uma base sólida de conhecimento até mesmo para saber buscar os seus direitos como cidadãos”.
28 de abril
A data faz referência ao encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal.
No evento, foi assinado um documento no qual estes países se comprometiam a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015.

