Na noite desta segunda-feira, 7, o senador Telmário Mota (PROS-RR), em audiência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cobrou uma definição do programa Mais Médicos, em Roraima.
O senador reforçou que o governo não pode deixar de levar em consideração, o impacto no atendimento de saúde do município, que aumentou muito, devido à crise migratória.
Boa Vista tem hoje 79 médicos na atenção básica, 48 são do programa Mais Médicos. Essa quantidade é insuficiente para atender a demanda. De janeiro a setembro deste ano, já foram desligados 22 profissionais do programa, e agora em outubro, perderá mais um.
“Roraima vive um drama incomparável no setor da saúde. Nossa população aumentou e a demanda por saúde, também. Estamos solidários na luta para resolver essa defasagem de médicos, principalmente, em Boa Vista, e por isso, pedimos urgência na análise do ministro para essa situação”, avaliou o senador.
A Prefeitura de Boa Vista entrou com uma ação judicial em desfavor da União para ter de volta os profissionais de volta.
O senador pediu ao ministro que busque um caminho, para que não seja necessário judicializar.
O ministro prometeu dar uma resposta para solucionar essa questão ainda nesta terça-feira, 8. “Eu quero atitude com Roraima”, enfatizou Mandetta.
Na oportunidade, o senador Telmário reiterou outros pleitos da saúde do estado.
(Com informações Da Assessoria)

