Em audiência pública sobre a segurança nas escolas, realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, a Senadora Renilde Bulhões(PROS-AL) destacou a importância de investir no preparo dos professores para que os mesmos possam lidar com a situação de violência.
Na ocasião, a senadora relatou a sua experiência como professora de 5ª a 8ª séries e ponderou que muito pode ser evitado se a relação dos estudantes com os professores for positiva. “É preciso investir no preparo dos professores tanto quanto na capacidade de ele se relacionar com os alunos”, destacou a parlamentar.
A audiência pública ouviu especialistas, que na oportunidade, apontaram o efeito da violência na aprendizagem de alunos do ensino fundamental e médio. O debate aconteceu com o objetivo de ouvir soluções para a violência que culmina em ações como o massacre de Suzano (SP), na qual dois jovens entraram na escola estadual Raul Brasil, mataram sete pessoas e feriram dezenas em 13 de março.
Apresentada por especialistas, a pesquisa Violência e Preconceitos na Escola, realizada pelo Conselho Federal de Psicologia entre 2013 e 2015, aponta que os alunos denunciam a ausência de diálogo com diretores e coordenadores pedagógicos e ainda, uma cultura de violência que se manifesta não apenas em agressões físicas, mas em xingamentos e bullying.

