Senadora Zenaide considera “extorsão” os juros cobrados pelas instituições financeiras no Brasil

Em discurso proferido no Senado Federal, na última semana, a Senadora Zenaide Maia (PROS-RN) afirmou que as altas taxas de juros estabelecidas pelos bancos e pelas instituições financeiras, além de serem desproporcionais, afetam diretamente a renda das famílias brasileiras.

Na ocasião, a parlamentar potiguar pediu a seus pares apoio para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 79/2019), de sua autoria, que está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta limita os juros estabelecidos por bancos e instituições financeiras a, no máximo, três vezes a taxa Selic, que hoje seria de 18%.

Segundo a senadora, os cartões de crédito fixam juros de até 500% ao ano, enquanto em seus países de origem a taxa é de 1%, fato que ela classifica como inaceitável.  “Nós podemos, sim, dar esse alívio, tirar esse peso das costas, dos ombros das famílias brasileiras. Se você entrar no cartão de crédito ou no cheque especial e não conseguir pagar integral, nunca mais você consegue sair. E por que a gente permite que os bancos façam essa extorsão?”, questionou a parlamentar.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP