De acordo com dados do Ministério da Saúde, o suicídio mata mais de 11 mil pessoas por ano só no Brasil. É trazendo estes dados que o deputado federal Capitão Wagner (PROS-CE) destaca a importância da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio denominada Setembro Amarelo.
No Brasil, o movimento foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria. “São vidas perdidas em decorrência de uma doença por vezes silenciosa e subestimada, mas que pode ser letal: a depressão. São sonhos perdidos, famílias destruídas e tragédias consumadas que escancaram um problema sério e de saúde pública. Por isso, hoje nos engajamos com força na campanha Setembro Amarelo. Esse mês é dedicado à conscientização e à prevenção ao suicídio. Para isso, é importante que a sociedade se una no intuito de salvar vidas”, destacou Capitão Wagner.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para atitudes simples que podem fazer toda a diferença. “Observe as pessoas da sua família, escute eventuais queixas e veja se há mudanças de postura, de humor. Às vezes uma simples conversa pode se transformar num pedido de ajuda, numa vida salva. E se você está aflito, angustiado e pensa em alguma atitude extrema, procure ajuda. Sempre vai haver alguém disposto e preparado para te ajudar. Além de conversar com pessoas próximas, você pode ligar para o número 188, do Centro de Valorização à Vida. Lá eles não apenas vão te ouvir, como te direcionar para o tratamento adequado. Não esqueça, sua vida é preciosa. Vamos lutar juntos por ela”, completou o deputado.

