A sessão plenária desta quinta-feira (12) foi a última que o deputado Sidney Leite (PROS/AM) participou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) como deputado estadual. O parlamentar prometeu ler, na ocasião, a carta de despedida, uma vez que provavelmente na segunda-feira (16) ele deixe o legislativo para assumir a Secretaria de Produção Rural e Sustentável (Seprors). Leite acredita que no máximo na segunda-feira o decreto esteja publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE). Leite informou ainda que hoje vai visitar a secretaria, mas não quis adiantar como será sua atuação à frente da pasta, nem se fará mudanças nos quadros de funcionários da secretaria.
“Acredito que o decreto seja publicado até a próxima segunda-feira. Eu também irei visitar a secretaria para conversar com os funcionários”, mencionou.
Com a saída de Sidney Leite, o vereador Dr. Gomes (PSD), que ficou como primeiro suplente de deputado estadual, na coligação assume a vaga em aberto na Aleam. desta forma, a liderança do governo na casa passa a ser assumida pelo deputado David Almeida (PSD) e tendo como vice-líderes os deputados, Sabá Reis (PR) e Bosco Saraiva (PSDB).
Procurado pela reportagem, o vereador Dr. Gomes disse que soube das mudanças do governo, há dois meses, mas como nada aconteceu na época acabou desarticulando qualquer planejamento com relação a essa questão. “Eu confesso que soube dessa informação há dois meses, mas como nada se concretizou até omomento, eu desarticulei qualquer projeto nesse sentido. Mas, estou tranquilo”, disse o vereador.
Sem planos
Questionado se levaria a mesma equipe que o acompanha atualmente na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e se já teria visitado as instalações da Assembleia Legislativa, o parlamentar disse que não sabe ainda sobre quem o acompanha, assim como também não visitou a Aleam, pois resolveu não fazer planos, até que as mudanças sejam consolidadas pelo governo do Estado.
“Eu ainda não pensei em nada, pois como a mudança acabou não acontecendo no período em que ficamos sabendo, então eu não fiz planos nenhum. Também não visitei as instalações da Assembleia. Vou aguardar ser comunicado para então começar a me organizar”, pontuou, acrescentando que seria deselegante tomar qualquer iniciativa antes dos fatos terem sido confirmados.
A vaga deixada por Dr. Gomes na Câmara Municipal será preenchida pela primeira suplente Pastora Luciana (PP) que conseguiu 5.654 votos (0,60%) nas eleições de 2012. O suplente tem o papel de substituir o titular em caso de vacância do cargo (por morte, renúncia, impedimento, concessão de licença saúde, concessão de licença por interesse próprio). A nova titular da vaga assumirá o cargo por quase dois anos.


