A partir desta quarta-feira (11) a vida dos eleitores brasileiros que vivem fora do Brasil ficou mais fácil. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o sistema TituloNet para o Exterior, que simplifica a tramitação do alistamento eleitoral de quem mora em território estrangeiro.
Anteriormente, o processo de emissão de um título eleitoral nas representações diplomáticas era demorado e custoso para o cidadão brasileiro expatriado. Cabia a ele deslocar-se ao Consulado Brasileiro da circunscrição onde mora para entregar, pessoalmente, os documentos necessários para a emissão do título eleitoral.
O TituloNet para o exterior permite agora que o cidadão domiciliado fora do país preencha um formulário online, no Portal do TSE na internet. Além de inserir seus dados pessoais, ele também poderá anexar a versão eletrônica de seus documentos, para enviá-los diretamente para a Justiça Eleitoral no Brasil.
Feita a análise da documentação, o Título de Eleitor, depois de emitido, é enviado via mala diplomática pelo MRE ao Consulado Brasileiro mais perto da casa do eleitor, que deverá deslocar-se apenas uma vez para retirá-lo na chancelaria.
Além de reduzir consideravelmente os custos com o transporte e material, o novo sistema permite que o prazo da tramitação entre a inserção dos dados e o envio da documentação e a retirada do Título de Eleitor no exterior não leve mais do que duas semanas.
Fonte: TSE

