O coordenador da Bancada Paranaense no Congresso Nacional, o deputado federal Toninho Wandscheer (PROS-PR) voltou a declarar apoio contra o fechamento da sede da Superintendência Regional da Receita Federal de Curitiba. Considerada a atual 9ª Região Fiscal, a unidade atende os Estados do Paraná e Santa Catarina.
Ao destacar a importância da Superintendência Regional, Wandscheer reforçou a união da bancada para que a sede não seja extinta. “A Bancada Paranaense está unida nesta luta, junto com o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, além do setor produtivo, que também fortalece o pedido. Manifestamos apoio em favor da manutenção da Superintendência Regional no Paraná, pois é de grande relevância para o Estado, pelo seu destaque econômico e pela condição estratégica, que a sede da nova 5ª Região Fiscal seja confirmada em Curitiba e não em Porto Alegre”, explicou Wandscheer.
Em julho deste ano, os parlamentares paranaenses estiveram na Receita Federal, a fim de garantir a permanência da superintendência no Paraná. Na ocasião, foi entregue ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um documento que justifica a permanência do órgão no Estado. O manifesto aponta que o maior porto graneleiro da América Latina está em Paranaguá, assim como o maior porto seco localizado em Foz do Iguaçu, que também atua nas atividades de vigilância e repressão junto à Tríplice Fronteira.
Entenda
Um projeto do Governo Federal propõe a redução do número de superintendências regionais da Receita Federal de dez para cinco em todo o país. Com a medida, a Superintendência da 9ª RF, deixaria de existir, sendo absorvida pela sede da nova 5ª Região Fiscal em Porto Alegre, que passaria a cuidar dos estados da região Sul e ainda do Mato Grosso do Sul.

