Conheça a atuação parlamentar de Felipe Bornier (RJ)

Felipe Leone Bornier de Oliveira, 39, é o presidente estadual do PROS Rio de Janeiro e deputado federal pelo terceiro mandato consecutivo. Empresário e filho de ex-deputado federal, Felipe ingressou na política ainda muito jovem, com apenas 27 anos disputou sua primeira eleição e venceu para ser representante do estado do Rio de Janeiro na Câmara Federal.

Bornier nasceu no município de Nova Iguaçu-RJ, na Baixada Fluminense e cursou Marketing na Faculdade Estácio de Sá. Ele conta que sonhou em disputar um cargo eleitoral. “Venho de uma família na qual meu pai já era deputado e eu tinha um contato muito grande com a população. Sempre gostei de estar com as pessoas e achei que poderia contribuir de alguma forma”, explica.

Quando o assunto é o Rio de Janeiro, o deputado afirma que o mais fascinante no estado são as pessoas. “É um povo trabalhador, gente que tem um carinho pelo próximo, o jeito carioca que somente o Rio tem, não só com sua gíria, mas com a forma de tratar o outro, de descontrair, ser parceiro. Sem dúvidas as pessoas são o diferencial”.

Presidência do PROS RJ

O presidente conta que conheceu o PROS a partir do trabalho que realizava nos municípios cariocas e se identificou com o partido no momento em que percebeu que poderia ter um movimento mais forte nas cidades, lançando candidaturas e trabalhando com pessoas que pensam como ele. Bornier assumiu a presidência regional do Rio em março de 2016 e desde então tem trabalhado para estabelecer a legenda em todos os municípios.

Sobre projetos futuros, ele explica que pretende focar nos núcleos da legenda. “Quero criar grupos específicos que venham segmentar áreas de importância para a sociedade. Grupos esses que já são muito organizados dentro do nosso partido, como o PROS Mais Especial, PROS Jovem, PROS Mulher, pessoas da terceira idade, sustentabilidade etc. Dessa forma podemos agregar tanto na política regional quanto nacional”.

Deputado Federal

Felipe Bornier é o deputado federal do Rio de Janeiro com maior número de projetos de lei apresentados. Foi membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, como Segundo Secretário (eleito em 2015, permanecendo no cargo até fevereiro de 2016), e criou o “Prêmio Brasil Mais Inclusão” a maior premiação do País àqueles que lutam pela inclusão social e garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Em 2017, Felipe dedicou sua atividade parlamentar ao debate, aprimoramento e criação de políticas públicas efetivas voltadas à Primeira Infância e à Juventude. Em conjunto com outros 3 deputados, participou do Curso de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância, em parceria com a Universidade de Harvard, nos EUA.

Como deputado atuante o resultado veio na mesma proporção, em 2017 foi sancionada a Lei 13.454/ 2017, a partir do seu Projeto de Lei 2431/2011 que libera a venda de inibidores de apetite para o combate e controle da obesidade no País. Uma proposta que tramitou por mais de seis anos no Congresso Nacional e cumpriu o seu papel, aprimorando uma importante legislação.

No último ano, o deputado ainda se dedicou intensamente às atividades legislativas, se tornou membro do Parlamento Brasileiro no MERCOSUL (Parlasul), além de ser vice-presidente da Comissão De Fiscalização Financeira e Controle, umas das comissões mais importantes da Casa.

Desafios Políticos

Para ele, a maior qualidade de um político hoje em dia é que ele ouça a sociedade e isso tem sido uma de suas formas de atuação no Congresso Nacional. “Tenho votado principalmente assuntos de interesse da sociedade, nunca mexendo em interesses do cidadão, como direitos adquiridos, respeitando o trabalhador; pautas propositivas não somente para o nosso estado, como por exemplo, ocorreu agora para a dívida fiscal do Rio de Janeiro, que a Câmara dos Deputados deu a sua contribuição em relação a isso, mas outros caminhos que a gente precisa melhorar como a saúde e a segurança pública”.

Bornier ressalta que dirigir um partido com certeza é uma oportunidade muito grande especialmente por conhecer a realidade das pessoas, observar o quanto o povo é rico em sua cultura e o quanto tem como agregar com seu humanismo, com suas características para o trabalho no Congresso. Segundo ele, o diferencial de sua atuação como parlamentar é a comunicação. Ele também defende um mandato mais participativo e próximo à população.

“Eu sempre tive votos em praticamente todos os 92 municípios do Rio de Janeiro. Visitar os cidadãos faz com que a gente tenha um conhecimento com pessoas diferentes, com perspectivas de vida e dificuldades diferentes, mas todas com um sonho em comum que é fazer com que seu bairro, cidade e estado seja um lugar melhor”.

Projeções 2018

 O deputado destaca que o partido está muito otimista e está focado em convidar novos membros a ingressarem, pessoas que pretendem colocar o seu nome à disposição para o pleito 2018. “A gente vai ter um êxito cada vez maior fazendo com que o partido tenha realmente a sua visibilidade e esteja agregando dentro do planejamento estratégico da sigla de dar a nossa contribuição não somente nessa eleição de deputados federais, estaduais, mas também de fazer um grande número de vereadores e prefeitos em 2020”.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP