Uma gestão diversa para um estado plural e inovador

“A educação me fascina, mas tento olhar para todos os setores, pois a democracia é plural”, afirma Lúcio Flávio Joichi Sunakozawa, presidente do PROS Mato Grosso do Sul. Ele é advogado, professor universitário e sempre esteve envolvido com a política através da educação. O presidente afirma que deseja fazer a gestão de um partido que serve e é útil para população.

O presidente do PROS Mato Grosso do Sul é professor de Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), palestrante, escritor e pesquisador do CNPQ na área de inovação tecnológica, diretor da Associação Brasileira de Advogados (ABA/MS), vice-presidente do Instituto dos Advogados de Dourados (IAD), ex-conselheiro Estadual das Cidades e dos Direitos Humanos, membro da Academia de Letras JurÍdicas (MS) e membro efetivo da Comissão Especial de Estudos do Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil (Conselho Federal da OAB).

Lúcio Flávio conheceu o PROS durante a fundação do partido, naquela época já considerava a legenda bem estruturada e ao ter contato com a história do presidente nacional do PROS, Euripedes Junior, resolveu se filiar. Após a mudança na liderança estadual em 2015, ele foi convidado pelo presidente para assumir a liderança regional. “Achei meio árdua a missão, mas diante da oportunidade de realizar sonhos e ver um Brasil forte, limpo e cada vez mais pujante, aceitei”, confessou Lúcio.

Inovação em tempo adverso

Com uma vasta experiência acadêmica Lúcio está trabalhando para integrar as necessidades da sociedade com a educação e as iniciativas privadas, o objetivo é formar uma hélice tríplice entre universidade-indústria-governo para gerar inovação, empreendedorismo e assim produzir avanços para a economia e o desenvolvimento social brasileiro.

Uma das propostas de inovação em que o professor Lúcio Flávio e sua equipe tem participado ativamente  é a Rota de Integração Latino-Americana (RILA) ou rota Bioceânica, que ligará o Brasil aos portos do Chile. A iniciativa desta rota foi proposta pela sociedade civil e percorrerá as cidades de Porto Murtinho (Brasil); Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia y Pozo Hondo (Paraguai); Misión La Paz, Tartagal, Jujuy, Salta, Sico y Jama (Argentina) com destino final aos portos da região de Antofagasta e Mejillones e ainda de Iquique e Arica (Chile).

Cláudio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog/MS), é um agente fundamental para o desenvolvimento dessa rota, que busca agilizar a logística das importações e exportações diretamente pelo Oceano Pacífico, com economia de tempo e gastos para tornar os produtos brasileiros mais competitivos no mercado. Ele também tem contribuído com as ações de desenvolvimento propostas pelo PROS MS no estado.

O empresário Cláudio está liderando as propostas e ações da expedição pela rota latino-americana. Eles formaram uma comitiva composta por empresários e autoridades brasileiras para realizar a segunda expedição da RILA, rumo ao Oceano Pacífico através do Chile. São mais de 3 mil quilômetros definidos pela equipe de técnicos dos países envolvidos. Inclusive, o projeto de implementação está sendo elaborado em parceria com as universidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile.

O agronegócio é outro braço forte na economia do estado, e de acordo com o presidente Lúcio, contrariou a crise, pois a agricultura e pecuária continuaram crescendo e é o que sustenta a economia do estado e de outras regiões ao redor. Seguindo essa onda de evolução o desenvolvimento do PROS no estado é algo admirável. “Entre os 79 municípios do estado nós estamos presentes em 98% deles”, destaca Lúcio.

Diversidade e inclusão

Para o presidente, um dos diferenciais do partido no estado de Mato Grosso do Sul é a valorização das questões sociais. “O desenvolvimento da mulher através da atuação da Pastora Márcia Mega que é descendente direta da escrava Tia Eva que dá o nome à comunidade quilombola em Campo Grande e militante ativa dos direitos das mulheres à frente do PROS MULHER; a educação; inovação e as propostas em busca de cidades inteligentes. Outro ponto de destaque nessa gestão é o crescimento do PROS Mais Especial, que inclusive conta com a parceria da Federação Inclui Brasil (FIB), sob a presidência do filiado Prof. Tavares Ferreira, para pensar acessibilidade, propor junto novas soluções e atender a comunidade de pessoas com deficiência no estado”, explica.

Considerando a diversidade brasileira e o espaço para as pequenas comunidades, o PROS MS tem projetos para atender aos negros e indígenas. Aliás, a Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul é parceria da legenda e eles dialogam juntos com várias instituições e universidades, dentre elas a Universidade Estadual (UEMS). “O diferencial do partido é ele ser composto por grupos heterogêneos, plurais, e isso me motiva e incentiva, cada vez mais, a lutar pelos anseios do nosso valoroso povo”, destaca Lúcio.

Novas propostas

Para o presidente, a crise ética, política e econômica é um desafio que eles enfrentam e para contrapor isso é preciso que o partido traduza a expectativa contemporânea, com um projeto participativo, sem manchas e com qualidade.

Entre as propostas de inovação acompanhadas pela diretoria estadual estão a criação de um parque tecnológico em Campo Grande (MS) e outro em Ponta Porã (MS); o desenvolvimento de ambientes inteligentes; sugestões em inovação social para problemas como: tráfico e exploração de pessoas, drogas, mobilidade urbana, segurança, fortalecimento das fronteiras e combate a vulnerabilidade das cidades fronteiriças. Para isso, a legenda está debatendo os problemas com lideranças expressivas como: a professora doutora Zélia Nolasco Freire (UEMS), o vice-presidente do PROS MS, Fabrício Venturoli, o empresário Edson Silva, vereador Marcelino Nunes, com o diretor da Agência de Trânsito da Capital, Pastor Ivan Rodrigues, e outros filiados.

Para o próximo ano o presidente pretende dar seguimento ao programa de orientação contínua a empresários, no qual o PROS MS já desenvolve junto às comunidades locais, com um grupo de técnicos e voluntários que levam conhecimento, instrução e auxiliam os pequenos empresários de cada município. Visando projetar ainda mais o partido o presidente está realizando um planejamento estratégico e diálogos intensos para identificar as principais lideranças e montar um quadro diversificado de gestores. “Quero contribuir com todos os grupos e projetar as lideranças para o próximo ano e fazer deputados estaduais, federal, suplentes com essa base cativante que o PROS vem construindo”, declara Lúcio.

Comunicação PROS Nacional.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP