Urnas biométricas serão usadas por 15% dos eleitores

Urnas
As novas urnas biométricas serão utilizadas em 762 municípios, entre eles 15 capitais, nas eleições deste ano. Ao todo, 21,6 milhões de pessoas serão identificadas pelo método, o que significa 15% do total de eleitores do país.

 

Como as impressões digitais de uma pessoa são únicas e a comparação na base de dados é feita por um programa de computador, a biometria é considerada um dos processos mais modernos e eficazes de identificação humana na atualidade.

 

O propósito de usar a biometria é reduzir a intervenção humana no processo eleitoral ao máximo e, consequentemente, diminuir os riscos de erros, fraudes e lentidão.

 

No entanto, especialistas alertam que existe a probabilidade de erros. Nos casos em que o leitor ótico não conseguir identificar a digital (falso negativo), por exemplo, o mesário terá que fazer a identificação por meio dos documentos do eleitor e usar uma senha própria para liberar a urna para votação. Esse procedimento pode abrir brechas na segurança.

 

A biometria é parte de uma solução de precaução, mas só ela não garante toda a segurança do processo. Por isso, outras medidas, ainda segundo especialistas, deveriam ser tomadas para assegurar que não haverá falhas no processo. Promover auditorias e buscar a certificação do sistema utilizado, seria uma das opções, uma vez que o sistema pode ser acessado com senhas pelos mesários.

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a identificação biométrica passa por mais de 20 tipos de testes de funcionalidade e que o índice de não reconhecimento gira em torno de 4%. Em caso de o eleitor não ser reconhecido por meio das digitais, ele deverá apresentar um documento com foto para que o mesário faça a conferência na folha de votação.

 

Com informações da Agência Brasil

 

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP