A Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal recebeu nesta quarta-feira,26, o ministro da pasta, Bento Albuquerque, que apresentou aos deputados uma nova proposta do governo sobre o mercado do gás.
Titular da comissão, o deputado federal Vaidon Oliveira (PROS-CE) entende que a abertura do mercado deve vir também com dados sobre geração de empregos e impacto ambiental.
Vale lembrar que, o parlamentar sempre defendeu o uso de energias limpas e renováveis, especialmente com a participação do governo federal fomentando o mercado de produção e o uso pelo consumidor final.
O Conselho Nacional de Política Energética, órgão de assessoramento da Presidência da República, aprovou nesta terça, 25, uma resolução com as diretrizes para dar início à abertura do mercado de gás no Brasil.
Atualmente, a Petrobrás detém o controle tanto da produção como da distribuição do gás no país. Apesar deste monopólio já ter sido quebrado na legislação em 1997, a abertura para novas empresas não havia sido concretizada até agora.
(Com informações da Redação PROS na Câmara)

