Com o intuito de levar ao conhecimento do Ministério da Previdência Social, a realidade da falta de médicos peritos na Agência de Rondonópolis e buscar uma solução, o Deputado Federal Valtenir Pereira (PROS/MT) se reuniu nesta quarta-feira (4) com o ministro Carlos Eduardo Gabas.
Durante o encontro, o representante do PROS levou a preocupação com a realidade local que é em muito similar a de outros municípios do país. “O quadro atual não da conta da demanda”, destacou.
Como medida o ministro anunciou uma novidade, a implantação de um programa similar ao Mais Médicos, mas com a finalidade de suprir a deficiência dos peritos do INSS como explica o deputado.
“Através dessa iniciativa, que segundo o ministro já foi aprovada e necessita apenas de um decreto para regulamenta-lo, o médico do SUS fará as avaliações com a fim de liberar os direitos previdenciários”, conclui.
A iniciativa pode acabar com a situação qualificada pela mídia local como um “caos”. Segundo reportagens realizadas pelo jornal “A Tribuna”, existem beneficiários na cidade que estão há dez meses na fila de espera para realizar a perícia. A situação impede o trabalhador afastado de receber o benefício e, em muitos casos, a empresa não aceita o retorno ao trabalho.
O problema para a marcação de perícias em Rondonópolis ocorre desde 2013. Ainda de acordo com o veículo, existem apenas dois profissionais para atender, além do município, outros quatro que não possuem médicos peritos. Com isso, o tempo médio de aguardo para realização da perícia em Rondonópolis tem sido de seis meses. Antes eram sete médicos peritos na Agência. Por dia cerca de 50 a 60 pessoas são atendidas no local.


