O vereador de Campinas, Cidão Santos (PROS/SP), protocolou na Câmara Municipal um Projeto de Lei que obriga os estabelecimentos comerciais da cidade a exporem aos clientes um aviso, em formato de placa indicativa, alertando sobre a necessidade de higienização das latas de bebidas, seja de refrigerantes ou alcóolicas, antes de seu consumo.
“O objetivo é alertar aos consumidores dos riscos de ingerir uma bebida em lata sem que haja a devida higienização, necessitando para isso, que o consumidor antes de a ingerir lave-a com água e sabão, ao menos. Pois sabe-se que essas latas ficam guardadas em armazéns que geralmente estão infestados de roedores, além de estarem expostas a fungos, bactérias, poeira e muita sujeira”, explicou Cidão Santos.
Segundo Cidão, um dos maiores riscos de contaminação é o consumidor contrair leptospirose, doença causada pela urina do rato, sendo a mais comum de ser transmitida através da falta de higienização das latinhas de bebidas.
Ainda em sua justificativa, Cidão Santos, que é presidente da Comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor, informa que uma pesquisa realizada pelo Inmetro, órgão de fiscalização do governo federal, que a tampa da lata de bebida é mais poluída que um banheiro público.
O Projeto de Lei sugere que a informação por parte dos comércios alerte aos consumidores sobre o perigo de contrair a leptospirose e o alerta para a limpeza das latas antes de sua abertura. As placas indicativas deverão ficar a cargo dos estabelecimentos comerciais, no que se refere às dimensões e ao local onde serão afixadas, desde que visíveis ao público. Além disso, o Projeto de Lei, após aprovado e em vigor, prevê multa de mil Ufics (Unidade fiscais do município de Campinas) ao estabelecimento que não cumprir a lei.


