Os usuários dos ônibus do transporte público de Campinas já podem acompanhar em tempo real a localização e o tempo que falta para que o ônibus chegue no ponto. Isto porque, a Lei 14.885/2014, de autoria do vereador Cidão Santos (PROS-Campinas/SP), obriga que cada veículo da frota tenha instalado o equipamento GPS, a ser monitorado por uma central e de fácil acesso por meio de aplicativo nos smartphones e tablets.
“É uma importante lei de minha autoria que chega para contribuir com a melhoria do transporte público de nossa cidade, somada a outras iniciativas já adotadas pela Prefeitura de Campinas e pelo Emdec, que gerencia o transporte na cidade”, explicou Cidão Santos.
O lançamento oficial ocorreu na tarde de segunda-feira, 10 de agosto, nas dependências da Emdec, que teve ainda a inauguração do Núcleo de Monitoramento de Transporte (Numt), e reuniu o prefeito Jonas Donizete, o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, o secretário de Transporte e presidente de Emdec, Carlos José Barreiro, o vereador Cidão Santos, autor da lei, demais vereadores, secretários municipais, representantes das empresas de transportes públicos e convidados.
“Além de monitorar os horários dos veículos, evitando, assim, atrasos, a instalação do GPS também trará outros benefícios, tais como um serviço eficiente que se cumpra os horários, planejamento por parte das empresas e até mesmo a otimização do tempo do cidadão, que não ficará mais por um longo tempo esperando pelo ônibus, pois saberá o horário que ele passará no ponto”, explica Cidão Santos.
Durante pronunciamento, Cidão Santos agradeceu ao prefeito Jonas Donizette pela sanção da lei e o trabalho desenvolvido pela Emdec, por meio do presidente Carlos José Barreiro. Agradeceu também o trabalho da Câmara na aprovação da matéria. O presidente da Emdec, por sinal, disse que esse é um marco na história da cidade de Campinas.


