O vereador de Foz do Iguaçu Zé Carlos (PROS/PR/Foz), por meio de requerimento aprovado pelo plenário do Legislativo iguaçuense, sugeriu que os beneficiados por programas sociais como o Auxílio-reclusão, Bolsa Família e o do Seguro-desemprego, prestem serviços à comunidade em contrapartida aos benefícios recebido.
Segundo Zé Carlos, os serviços poderiam ser, por exemplos, “poderiam ser na manutenção de áreas públicas; na limpeza e conservação em unidades públicas de saúde, em escolas ou creches”. O objetivo da proposta é mudar a mentalidade do coletivo e conscientizar a população sobre preservação de patrimônio público.
De acordo com o vereador, o resultado de sua proposta será imediato e positivo tanto para os que são atendidos pelos programas sociais do governo, como para o restante da sociedade em geral.
“Nos Estados Unidos, mais de 50% por cento da população presta serviços como voluntários em prol da comunidade. E isso eles fazem sem ter nenhuma obrigação. É uma questão cultural para eles, ajudar como voluntários para uma sociedade melhor. No Brasil, o número de voluntários nem chega perto da realidade americana. Precisamos mudar isso. A contrapartida que propomos em nossa iniciativa, nem deveria ser objeto de uma ação política e sim resultado de conscientização da importância do voluntariado.”, defende Zé Carlos.
O vereador do PROS também acredita que sua proposta deveria abranger os beneficiários de programas sociais dos governos estaduais e municipais. “Muitos municípios possuem programas sociais próprios e os beneficiados desses programas também deveriam prestar os mesmos serviços que os que são beneficiados pelos programas federais.”, finalizou.


