O deputado federal Weliton Prado(PROS-MG) solicitou ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, a suspensão definitiva do aumento da tarifa do metrô de Belo Horizonte e Contagem.
O parlamentar cobrou dados que justifiquem o reajuste. “A decisão do Tribunal Regional Federal que permite o ajuste em 88,8% é absurda e desrespeita o usuário do transporte e penaliza o trabalhador. Cobrei a apresentação de dados da CBTU que comprovem o aumento de quase o dobro do preço do bilhete e a ampla discussão com os usuários”, afirmou.
Ao citar as suspeitas de irregularidades, Weliton reforçou que não há motivos para a cobrança de um valor tão alto, já que o metrô faz um trajeto curto dentro da capital. “Além de haver suspeita de irregularidades, não há justificativa para que a passagem seja tão cara, já que o metrô tem apenas 24km e não recebe investimentos, apesar de ser superavitário e bancarmos com a arrecadação de Minas metrôs de outros Estados. Apesar da decisão do TRF, outras duas ações na justiça impedem o aumento do valor do bilhete do metrô”, completou.

