Nesta terça-feira (22), o deputado federal Weliton Prado (PROS-MG) participou de uma reunião na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, para debater resultado da quarta revisão tarifária da Companhia Energética Minas Gerais (Cemig).
Durante a reunião, o parlamentar denunciou que o resultado da revisão tarifária foi divulgado pela Aneel antes mesmo dos diretores iniciarem a votação.
Segundo Weliton Prado, membro da Comissão de Defesa do Consumidor, o processo da quarta revisão tarifária foi marcado até o fim por indícios graves de irregularidades, contradições e vícios.
“Após muita pressão, o índice inicialmente proposto pela agência para os consumidores de baixa tensão foi alterado e reduzido. O reajuste para as residências será de 18,53% e a nova tarifa começa a vigorar a partir de 28/05”, disse.
Weliton Prado afirma ainda que a “alteração foi pequena, que o índice ainda é muito alto e muitos pontos do processo ainda merecem investigação da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) com o Tribunal de Contas da União (TCU)”.
Após os questionamentos, o diretor da Aneel e relator do processo, Tiago Correa, afirmou que instaurou processo para investigar os indicadores de qualidade dos serviços DEC e FEC.
A requerimento do deputado Weliton Prado, TCU vai investigar bandeiras tarifárias em Minas e o aumento da conta de luz
O TCU confirmou, por meio do Aviso 521, que instaurou o Processo TC 012.861/2018-9, com tramitação urgente e preferencial, a requerimento do deputado Weliton Prado (SIT 37/2018), para investigar o valor pago pelos consumidores em Minas nas bandeiras tarifárias e a revisão tarifária.

