O deputado federal Weliton Prado (MG) solicitou ao Ministério da Saúde as providências necessárias para para garantir o fornecimento de medicamentos para o tratamento contra leucemia dos pacientes de Uberlândia-MG. O pedido também inclui a extensão automática dessa medida para pessoas com a doença de todo o País que tiveram a interrupção repentina desse direito.
“Não há dúvidas de que é dever do Estado a garantia e a proteção à saúde. Contudo, pacientes do Hospital de Câncer de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foram surpreendidos com a decisão de suspensão repentina do fornecimento de medicamento para o tratamento contra a leucemia. A interrupção foi feita há quase um mês, para os remédios utilizados na terceira linha do tratamento contra a doença. E, mais uma vez, o que se vê é o absurdo jogo de ‘empurra-empurra’ da responsabilidade sobre o fornecimento e sobre a interrupção do envio do medicamento aos pacientes”.
Deputado Federal Weliton Prado (PROS-MG)
O parlamentar é o autor do pedido para instalação da Comissão Especial de Combate ao Câncer e reafirma que continuará lutando pelos pacientes e cobrando os direitos que são negados e desrespeitados.
“Os pacientes já recebem e fazem uso dos medicamentos e a interrupção coloca a vida deles em risco, visto que o câncer é uma doença devastadora e rápida. Portanto, diante dos fatos, torna-se necessária e urgente a atuação do Ministério da Saúde na defesa da vida, assegurando o direito constitucional dos pacientes com câncer ao tratamento adequado, rápido e sem interrupção”, afirma o deputado.
Redação PROS na Câmara

