Em virtude do dia Nacional Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, a presidente da Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, senadora Zenaide Maia (PROS-RN), iniciou o debate do colegiado chamando a atenção para a situação da mulher negra no Brasil. O evento contou com as palestras de três acadêmicas que pesquisam o tema: Milena Fernandes Barroso, da Universidade Federal do Amazonas; Maria Alves e Priscila Andrade, da Universidade de Brasília.
De acordo com a parlamentar, as mulheres negras estão na base da pirâmide socioeconômica brasileira e são as que mais sofrem violência no país. “As mulheres negras são a maioria entre as vítimas da violência doméstica, do feminicídio, da violência obstétrica. Então, neste dia da Consciência Negra, eu não poderia deixar de fazer essa reflexão: o racismo é estrutural no Brasil e, por isso, está na raiz de muitas das violências contra as mulheres”, ressaltou a senadora.
Na oportunidade, Zenaide repudiou o ataque feito por um deputado à exposição “(Re)existir no Brasil: Trajetórias Negras Brasileiras” exposta nas dependências da Câmara dos Deputados. A senadora comentou o episódio ocorrido nesta terça,19, quando o parlamentar tentou destruir um quadro com charge do artista Carlos Latuff que denuncia a violência institucional contra a população negra. “É muito grave! Querem dar o aval para a violência? Não podem ver um quadro que mostra a realidade?”, questionou.
https://www.facebook.com/zenaidesenadorarn/videos/746616889191811/?t=16

